Na década de 1890 o pintor impressionista francês Claude Monet(1840-1926) pintou um mesmo tema em diferentes condições climáticas e de luz. As pinturas da Catedral de Rouen mostra diferentes exposições a luz e a variação de cores de acordo com as estações do ano.
A Igreja Gótica do séc.XII é o assunto desta série de pintura que o artista notabilizou nas séries de 30 pinturas , sua obstinação em registrar as nuances e mudanças tonais foi tanta que Monet montou um ateliê na frente da Catedral. Monet faz uma busca pelas cores latentes e os efeitos atmosféricos que a igreja estaria exposta ao decorrer do tempo. Podemos ler abaixo um dos relatos pessoais do pintor sobre tal feito:
“Todos os dias eu capto e me surpreendo como alguma coisa que ainda
não tinha sabido ver. Que difícil de fazer é essa catedral! Quanto mais
avanço, mais me fatiga restituir o que sinto; eu me digo que aquele que
diz ter terminado uma tela é um terrível orgulhoso”
Claude Monet
A teoria das cores do químico francês Chevreul influenciou os pintores impressionistas , Chevreul mostrava a relação que as cores possuem umas com as outras, então assim uma sombra não é apenas um tom escuro, mas a mistura de várias cores como o violeta, azul e assim por diante.
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Claude Monet “Catedral de Rouen” 1892-1894 |
Experiência semelhante a de Monet foi do também pintor impressionista francês Camille Pissarro(1830-1903) que no final de sua vida recomendado pelo médico não poderia mais pintar ao ar livre devido a um problema em sua vista. Pisarro começou a pintar paisagens urbanas vistas de janelas de hotéis em Paris. Ali Pissarro observa um mesmo tema em diferentes horários do dia e em climas variados, mudando totalmente a paleta de cores como em sua série: A ponte Boieldieu. O estilo de Camille Pissarro era muito fiel ao impressionismo, tanto que poucos pintores se mantiveram tão fiéis ao movimento quanto ele, na década de 1880 Pissarro sentiu-se atraído pelo Pontilhismo ou Divisionismo, assim utilizou a tal técnica de utilizar pontos lado a lado. Algo presente em quase todas as pinturas dele é o trabalho, sempre há alguém ou alguma ação ligada ao trabalho, haja exemplo estas pinturas que mostram o movimento alucinante de Paris.
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Camille Pissarro “A ponte Boieldieu” 1896 |
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Camille Pissarro “A ponte Boieldieu” 1896 |
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Camille Pissarro “A ponte Boieldieu” 1896 |
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Camille Pissarro “A ponte Boieldieu” 1896 |
Os pintores impressionistas como Monet e Pisarro levaram as últimas consequências os efeitos da natureza, quase tão intenso William Turner no aspecto da paixão pelos aspectos atmosféricos, porém os franceses tentaram registrar a variedade de cores que pode ter um único tema e o vislumbrar da luz sob um único tema.
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Claude Monet “Catedral de Rouen” 1892-1894 |
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Claude Monet “Catedral de Rouen” 1892-1894 |
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Claude Monet “Catedral de Rouen” 1892-1894 |