A essência da caricatura está muito além da deformação e do desenho de humor que estiliza um rosto afim de deixa-lo cômico. A palavra Caricatura vem do italiano “caricare” que significa exagerar, porémo propósito de exagerar carrega a ideia de mostrar os defeitos, acentuando alguma parte física ao contrário de um ideal clássico de beleza acadêmico.
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Desenhos grotescos de Michelangelo (1524-25) |
Os desenhos dos mestres da Alta Renascença Leonardo Da Vinci(1452-1519) e Michelangelo Buanorotti(1475-1564) são exemplos perfeitos para explicar o ponto de partida do desenho caricato. Michelangelo realiza estudos que exaltam algumas formas do rosto causando um efeito monstruoso nas faces, porém Leonardo vai mais além e observando tipos comuns de sua época, faz desenhos que poderiam ser facilmente confundidos com personagens de cartuns ou dos quadrinhos atuais. Lógico que não existia o sentindo de caricatura nesta época, porém o desejo de ir além da realidade e mostrar a personalidade das pessoas através do desenho já era um anseio dos artistas desta época.
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Caricaturas de Leonardo Da Vinci(1487-90) |
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Detalhe do desenho de Leonardo Da Vinci |
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“A Família Tacconi” de Ludovico Caracci, 1590 |
Na cidade de Bolonha na Itália no séc.XVI surgiu uma escola de pintura fabulosa conhecida como “Escola de Bolonha” esta associada a família “Caracci”, os irmãos Aníbal e Ludovico Caracci e o primo Agostinho Caracci”. Este três fundaram uma Academia de Belas-Artes em 1585, neste estúdio passaram muitos artistas e o estilos dos Caracci influenciou gerações de artistas até o séc XVIII. Ludovico Caracci em seu pintura “A família Tacconi” realiza um estilo inovador e incomum de caricaturar um retrato, ou seja, ao invés privilegiar o retratado através da pintura, trazendo a pintura mais para um ideal de como deveria ser do que como realmente é. A pintura de Caracci segue este caminho segundo o escritor Enrico Casteldelnuovo: o retrato caricato pretende, ao contrário, privilegiar o privado, o peculiar, o irrepetível, acentuando “aquilo que é” para assinalar, ridicularizando-a, a vaidade da pretensão “aquilo que deveria ser”.
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“Gargântua” de Honoré Daumier ,1831 |
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Detalhe de “Gargântua” |
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Caricatura do Sr,Jacot Lefaive de Honoré Daumier |
No séc.XIX a caricatura tomou status de um estilo de desenho, graças a um artista chamado Honoré Daumier(1808-1879) este foi um dos maiores expoentes do naturalismo, sua visão era extremamente fiel aquilo que se via muitas vezes de forma sarcástica. Foi um crítico voraz de seu tempo e por isso é um dos pioneiros da Charge e da Caricatura, por realizar críticas duras através de sua arte, a política e ao sistema social da França do início do séc. XIX. Sua obra “Gargântua de 1831” mostra o Rei Luís Felipe I se alimentando das riquezas da população, uma forma de protesto contra o alto nível dos impostos, esta visão satírica e política do governo estabeleceu a linguagem do desenho de humor sobretudo da Charge e rendeu a Daumier 6 meses na prisão. Suas litografias ao todo 4000, seguiram sempre esta linha crítica, mostrando as mazelas e a corrupção de sua sociedade. Em sua caricatura “Les Poires” transforma o rosto do monarca numa Pera, distorcendo o rosto de forma grotesca e ridicularizando o mesmo, sintetizando de tal forma até se tornar uma pera.
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Caricatura do Rei Luís Felipe I de Honoré Daumier |
Esta forma caricata desforme de desenhar cunhada por Honoré Daumier estabeleceria a base e o estilo da linguagem da caricatura, assim os artistas retratariam os políticos e as autoridades modificando seus rostos. Esta forma de desenhar influenciaria principalmente não só os cartunistas, mas também as artes plásticas e os artistas modernos do séc.XX como os expressionistas por exemplo, trazendo uma forma exagerada e expressiva no desenho. Os expressionistas alemães principalmente da Die Brücke(A Ponte) como Schmidt-Rottluff (1884- 1976) e Erich Heckel(1880-1916) abusaram da deformidade em suas xilogravuras, pois também beberam da fonte da arte primitiva africana aonde existe uma ênfase maior nos olhos, nariz e boca, sobretudo na cabeça. George Grosz(1893-1959) foi um cronista visual com uma visão ácida e crítica do sociedade alemã do início do séc. XX, utilizou muito da caricatura em suas pinturas.
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Xilogravura de Erich Heckel |
No Brasil o italiano Angelo Agostini(1843-1910) teve grande importância para o desenvolvimento da Charge, Caricatura e também nas Artes Gráficas do Brasil Monarquia, além de tudo realizou também Histórias em Quadrinhos.
Obs: Na imagem destacada Honoré Daumier executou 35 caricaturas diferentes cada uma em uma situação e expressão facial distinta.