O Êxtase Cristão de Gian Lorenzo Bernini
A paixão de Gian Lorenzo Bernini transformou-o num eminente artista do Barroco Universal. Nascido em Nápoles em 1598, filho do escultor de Florença Pietro Bernini, Gian Lorenzo Bernini transformou em escultura todo devaneio de sua alma e todo espírito de seu tempo. Ainda jovem, Bernini já era visto como um prodígio, sendo chamado até de o novo “Michelangelo“, como poucos Bernini aos 20 anos de idade já era considerado um mestre, tendo feito a Colunata e alguns Projetos da Basílica de São Pedro.
Em 1623 o Papa Urbano VIII tornou-se pontífice e transformou Bernini no artista-chefe do pontificado, responsável pelos maiores projetos arquitetônicos, incluindo a Basílica de São Pedro. Um fato curioso é que uma grande rivalidade nasceu numa dessas empreitadas, outro arquiteto não menos genial conhecido como Francesco Borromini, ou simplesmente Borromini, fez diversos serviços e desenhos para a obra monumental, porém quando Bernini foi chamado para fazer o Baldaquino da Basílica, não detinha conhecimento o bastante para realizar tal árduo trabalho, pediu ajuda ao grande arquiteto Borromini, o que se sabe é que Francesco Borromini fez boa parte do projeto do maravilhoso Baldaquino de Bronze com colunas retorcidas de 30 metros de altura, mas os louros da glória ficaram apenas para Bernini. Este acontecimento fez com que Borromini criasse um ódio mortal contra Bernini, questionando seu caráter e por achar Bernini um ser egocêntrico, uma espécie de Deus, como sua mãe mesmo disse certa vez: “Ele se acha o senhor do mundo“.
Outro fato curioso e que revela um pouco o lado obscuro de Gian Lorenzo Bernini é o “Busto de Constanza” de 1630, Constanza Bonarelli foi um caso amoroso de Bernini, neste busto incomum, o artista napolitano expressa o lado selvagem de sua “amante”, olhar vivaz e a blusa entre aberta, mostrando discretamente o seio direito, fugindo a regra escultórica de seu tempo. No entanto, algo que ele mesmo quis esconder, mas o tempo não deixou, ocorreu logo em seguida. O irmão de Bernini e também escultor Luigi Bernini começou um romance com Constanza, ao descobrir Bernini seguiu seu irmão e o atacou com uma clave, quebrando algumas costelas e ferindo-o gravemente, Constanza foi punida por um capanga do escultor que fez diversos ferimentos graves em seu rosto. Como forma de punição o Papa o condenou a casar-se com a mulher mais bela de Roma: Caterina Tezio.
Apolo e Dafne é uma obra importante, pois retrata a capacidade do escultor em capturar o momento exato, o clímax da ação. Apolo o deus grego, se vê enfeitiçado por Dafne, após ser atingido por uma flecha de Cupido, no momento em que Apolo está preste a capturar Dafne a Ninfa, a mesma se transforma em Loureiro para se proteger. Os dedos e corpo de Dafne na escultura de Bernini se transformam suavemente em folhas e movimento de ambos os corpos demonstram a fuga e a captura.
Esta obra dona de uma áurea incrível e até hoje fruto de diversas discussões, reflete a genialidade e poder de imaginar a escultura e planejar antecipadamente os efeitos de luz e os contrastes de sombra. A mais notável obra deste gênio e a mais religiosa de todas sem dúvida. A cena é simples, mas de um poder inebriante, o anjo que visita a Santa em seus sonhos trespassa seu coração com uma lança de ouro. O êxtase divino de Santa Teresa se torna num arrebatamento sexual na opinião de muitos, contudo o escultor mais devoto de Roma iria retratar tal cena profana? Muito pelo contrário o frenesi vivido por Teresa de Bernini é da mais pura e verdadeira fé cristã.
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Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) Auto-Retrato |
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Colunata de Bernini na Praça de São Pedro no Vaticano “Projetada durante o pontificado do Papa Alexandre VII“ |
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Baldaquino de Bronze na Basílica de São Pedro, 1623 |
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Busto de Constanza de 1630 |
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Apolo e Dafne, 1624 |
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O Êxtase de Santa Teresa – 1652 |
Curiosidades:
*Bernini se tornou um amigo tão íntimo do Papa Urbano VIII que podia chegar aos seus aposentos sem nenhum agendamento prévio.
*O Papa Gregório nomeou Bernini aos 20 anos Cavalheiro, por isso era chamado de Cavaliere.
*Além de Escultor, Bernini era um exímio Arquiteto, Pintor e também Dramaturgo.